Programa

1º dia | 17 maio 2022

Período | manhã

Credenciamento

08.30 – 10:00

 
Inauguração

10:00 – 10:10

10:10 – 11:00 TEMÁRIO

Cluster Vision do Setor de Private Label | Como serão os próximos 10 anos?

A quota de mercado mundial de marcas próprias ultrapassa os 40%. Em Portugal regista um dos maiores crescimentos orgânicos, com 45,1% de quota das marcas próprias. A aposta na marca própria no mercado deixou de ser apenas no preço e no crescimento dos volumes. Investiu-se na reformulação da imagem, alteração de logótipos, passando os rótulos a utilizar códigos de cores e ilustração alinhadas com as categorias de produtos. É evidente a consolidação deste posicionamento ao longo dos anos. Foram dados saltos qualitativos na oferta das marcas, com a criação de conceitos de família por gamas, uniformizando sob uma mesma designação e conceito de imagem, os produtos de cada uma delas. Diante deste contexto de mercado, a Private Label Iberia apresenta o Painel Vision Cluster do setor de Private Label – Como serão os próximos 10 anos? Sobre a visão e tendências dos principais Líderes da Distribuição, dada a atual conjuntura e dinâmica do sector de distribuição em Portugal relativo às marcas próprias.

Moderador:

Nuno Afonso, Vice President Strategy & Marketing, Daymon

Oradores:

Tânia Lucas, Diretora de Marca Própria da MC, Sonae MC

Rui Oliveira, Private Label Director, Auchan Retail

11:00 – 12:00 TEMÁRIO

A NEUROCIÊNCIA das PRIVATE LABELS
Hoje, as marcas de classe mundial usam a neurociência para aumentar seu controlo sobre a psique do consumidor. A boa notícia é que o que funciona para os maiores nomes do ramo também funciona para marcas próprias. Olivier Tjon, diretor da Beyond Reason – especialistas globais em neuromarketing – explica como as marcas próprias podem usar essas inovações incríveis para influenciar melhor as preferências e decisões de compra.
 

Keynote:

Olivier Tjon, Director, Beyond Reason

Período | tarde

12:00 – 13:45

Intervalo de Almoço | Visita PLI Expo

13:45 – 14:45 TEMÁRIO

Purchases & Procurement no Private Label

Moderador:

Pedro Carmo, Director of Global Sourcing, Daymon

Oradores:

Ana Amaral, Head of Procurement & Sourcing Private Label, Sonae MC

14:45 – 15:45 TEMÁRIO

Comércio de Proximidade: A força do consumo local

Moderador:

Sérgio Rodrigues, Director Strategy & Business Intelligence, Daymon

Oradores:

Carla Esteves, Diretora Executiva, Central de Compras Unimark e Rede Aqui é Fresco

Acácio Santana, Diretor Geral, Coviran Portugal

15:00 –  Visita à PLI Expo

18:00 –  Encerramento

 

2º dia | 18 maio 2022

Período | manhã

Credenciamento

08.30 – 09:30

09:30 – 10:30 TEMÁRIO

Cenários de Futuro no Retalho: Conveniência, Experiência, Personalização na Nova Era

Os dois últimos anos de pandemia exponenciaram as experiências digitais de consumo e a convergência entre o mundo físico e digital. Obrigaram a comunidade de retalho a inovar numa escala jamais vista nos anos anteriores a 2020; o ritmo de mudança proporcionou a implantação digital para atender o consumo, a escassez, personalização e entrega pontual e contínua de produtos. As experiências de especialistas da industria e retalho se juntarão em torno deste Painel para apresentar suas visões sobre desafios e construção de modelos de negócios mais sustentáveis, ágeis e lucrativos, mais adequados para atender o novo cenário de consumo na Era Pós Covid.

Oradores:

Luís Brás, Secretário Geral, ADIPA

Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director, Nielsen IQ

Ricardo Torres Assunção, Diretor de Marketing & Comunicação, DIA Portugal

10:30 – 11:30 TEMÁRIO

Exportar Private Label: Mercados e Oportunidades

Apresentadora:

Catarina Guimarães, Senior Business Manager, Business Development Europe & APAC, Daymon

11:30 – 12:30 TEMÁRIO

Green Revolution: O que torna as Private Labels mais ecológicas?

Moderador:

Jorge Lima, Diretor Executivo, Unipeer Solutions

Apresentadores:

Gonçalo Lobo Xavier, Diretor Geral, APED

Ramiro Ortiz, Diretor Geral, Tetra Pak Iberia

Nota: Programação sujeita a eventuais alterações sem aviso prévio.

Período | tarde

12:30 – 14:00

Intervalo de almoço | Visita PLI Expo

14:00 – 15:00 TEMÁRIO

Private Label 2022: Oportunidades e novas tendências para o crescimento pós-pandemia

À medida que o mundo se recupera da pandemia do COVID-19, os consumidores repensarão muitos de seus hábitos de compra de alimentos e procurarão apoiar os retalhistas que se alinham aos seus valores. Os tempos pós-pandemia criarão, portanto, uma oportunidade para os retalhistas gerarem novos recursos para diferenciar suas linhas de marca própria em um mercado competitivo.

Oradora:

Katya Witham, Global Food & Drink Analyst, Mintel

15:00 – 18:00

Visita à PLI Expo

18:00

Encerramento

Oradores

ACÁCIO SANTANA

General Manager

ANA AMARAL

Head of Procurement & Sourcing Private Label

ANA PAULA BARBOSA

Retailer Services Director

CATARINA gUIMARÃES

Senior Business Manager, Business Development Europe & APAC

CARLA ESTEVES

Diretora Executiva

GONÇALO LOBO xAVIER

Diretor Geral

KATYA WITHAM

Global Food & Drink Analyst

LUÍS BRÁS

Secretário Geral

NUNO AFONSO

Vice President Strategy & Marketing

OLIVIER TJON

Director

PEDRO cARMO

Director of Global Sourcing

RAMIRO ORTIZ

Managing Director

RICARDO TORRES ASSUNÇÃO

Diretor de Marketing & Comunicação

Sérgio Rodrigues

Director Strategy & Business Intelligence

Tânia Lucas

Diretora de Marca Própria da MC

As PLI Conferências serão realizadas em formato presencial nos dias 17 e 18 de maio no Pavilhão Carlos Lopes - LISBOA.

Partners

Ana Amaral

Head of Procurement & Sourcing Private Label

Sonae MC

Ana Amaral, com larga experiência na área de compras de diferentes ínsignias do retalho internacional, tem desde 2017 atuado no segmento de procurement e sourcing do Continente. 

Catarina Guimarães

Senior Business Manager, Business Development Europe & APAC

Daymon

Catarina Guimarães, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios na Europa e APAC, possui uma vasta experiência de mais de 20 anos na indústria de retalho e de bens de consumo. É especialista em gerenciamento de projetos, principalmente em programas de start-up e disruptivos, oferece uma visão rica e pensamento lateral sobre a consultoria estratégica e implementação, incluindo desenvolvimento e negociação de produtos.

Carla Esteves

Diretora Executiva

Central de Compras UniMark e da Rede Aqui é Fresco

Carla Esteves, diretora executiva da UniMark e da Sociedade Aqui é Fresco (Rede de 709 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados espalhados por Portugal), e faz parte da direção da ADIPA (Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares).

Gonçalo Lobo Xavier

Diretor Geral

Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED)

Gonçalo Lobo Xavier, é desde setembro de 2018, Diretor Geral da APED, a associação que representa o setor do retalho alimentar e não alimentar em Portugal. Foi Board Advisor na AIMMAP, trabalhando para o setor industrial mais exportador do país entre 2013 e 2018. Foi ainda Diretor Geral de Centros Tecnológicos por mais de 10 anos e trabalhou para todos os setores da indústria transformadora nacional. 
Desde 2011 é Membro indicado pela CIP (Confederação Empresarial de Portugal) para o Comité Económico Social Europeu em Bruxelas, onde foi Vice Presidente com o pelouro da Comunicação entre 2015/2018. É ainda Delegado Nacional para a Inovação nas PME e Financiamento de Risco, desde 2014, no âmbito do HORION 2020 e Horizon Europe, colaborando com a FCT e com o CGPD na promoção das oportunidades do maior programa de inovação da Europa. É Licenciado em Gestão de Empresas e com formação na Porto Business School (Programa Avançado de Gestão e International Business) e no IMD Business School de Lausanne. Foi também Membro da Portugal In, Unidade de Missão para captação de investimentos directos estrangeiros à margem do BREXIT. 

Katya Witham

Global Food & Drink Analyst

Mintel

Katya é Analista Global da divisão de Alimentos e bebidas da Mintel. Com mais de 10 anos de NPD tem experiência em pesquisa de mercado nos setores de bens de consumo e supermercados europeus. Isso inclui a experiência anterior no desenvolvimento estratégico de marcas próprias no METRO Group na Alemanha. Katya é apaixonada pelo retalho de alimentos e possui amplo conhecimento e compreensão profunda das tendências do setor, percepções do consumidor e forças de mercado que impulsionam a inovação nos negócios e as oportunidades de crescimento para as organizações.

Nuno Afonso

Vice President Strategy & Marketing

Daymon

Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de gestão de categorias, operações no retalho Cash & Carry, Nuno lidera uma equipa de Marketing e Estratégia na Daymon. Ao longo da sua carreira profissional obteve grande experiência no canal Hard Discounters na UE, e tem sido responsável pelos melhores roadmaps de Estrategia e Operações de Negócios para clientes e parceiros da Daymon.

Oliver Tjon

Director

Beyond Reason

Olivier Tjon, diretor da Beyond Reason (Bélgica), consultoria especializada em neurociência aplicada a favor do desenvolvimento de marcas, embalagens, e ciência de motivação implícita de consumo.

Pedro Carmo

Director of Global Sourcing

Daymon

Como Diretor de Global Sourcing, Pedro liderou a equipa internacional desde setembro de 2015 com responsabilidades importantes – fornecer o suporte necessário para as necessidades de sourcing nas regiões; desenvolver diferentes atividades de sourcing, desde a verificação de fornecedores até visitas à fábrica, hospedagem de clientes, showrooms, representação em feiras, padronização de qualidade, inovação e cartas de corretagem – para garantir que as equipes em campo recebam soluções prontas para atender às suas necessidades de sourcing.

Ramiro Ortiz

Managing Director

Tetra Pak Iberia

Ramiro Ortiz é desde 2019, Managing Director da Tetra Pak Iberia. Ocupou, também, desde 2016 o cargo de Global Key Account Director da conta global da Coca-Cola, tendo entrado na Tetra Pak em 1999. Antes de ocupar o seu cargo atual, desempenhou vários cargos de direcção no Grupo, entre os quais se destaca o seu percurso na liderança do departamento de vendas e gestão de contas chave no Brasil e na Suécia. Ramiro Ortiz nasceu no Brasil há 44 anos e licenciou-se em Engenharia Alimentar na Universidade de Campinas (Unicamp) em São Paulo, em 1998. Desde então, faz parte do grupo Tetra Pak.

Ricardo Torres Assunção

Diretor de Marketing & Comunicação

DIA Portugal

Com mais de 20 anos de experiência em Marketing e Comunicação, Ricardo é um profissional com projectos desenvolvidos em Portugal, Angola e Dinamarca, fruto da sua passagem por empresas como McDonald´s, Super Bock Group e, atualmente, no Grupo DIA, onde aprofundou o gosto pela criação de marcas e tendências em mercados extremamente abrangentes, competitivos e multiculturais.

Sérgio Rodrigues

Director Strategy & Business Intelligence

Daymon Worldwide Consultancy

Por mais de 14 anos, Sérgio Rodrigues tem atuado nas áreas de gestão de sourcing, categorias de produtos e estratégia. Na rede de supermercados da AEON do Japão, foi especialista no desenvolvimento private labels e, mais recente, especialista em saúde e bem-estar da Daymon. No presente, Sérgio é o diretor de estratégia e inteligência de negócios da Daymon, e lidera uma equipa de profissionais com vistas otimizar uma plataforma de inteligência de negócios.

Tânia Lucas

Diretora de Marca Própria da MC

Sonae MC

Licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, conta com mais de 10 anos de experiência em retalho alimentar, tendo passado por várias empresas e funções nas áreas de operações e comercial. Na MC desde 2014, iniciou o seu percurso como Business Unit Director em várias categorias de FMCG e Private Label e assumiu a Direção Comercial das Marcas Próprias em março deste ano, com a responsabilidade da gestão comercial e desenvolvimento estratégico da marca Continente.