A Água do Fastio é uma água mineral natural que nasce no interior da Gruta da Nossa Senhora do Fastio, Terras de Bouro, situada na Serra do Gerês. Com origem em aquíferos impolutos de grande profundidade, devidamente controlados, caracteriza-se por ser uma água natural, depurativa, digestiva e ligeiramente diurética.
A Água do Fastio é uma empresa do Grupo Empresa das Águas do Areeiro, S.A., historicamente dedicado ao negócio de bebidas não alcoólicas, em particular águas e refrigerantes. A empresa, que data de 1979, nasceu com a possibilidade de encontrar, na Serra do Gerês, uma nascente natural, cuja águas assumia características únicas e específicas. Convictos de que, no futuro, as águas engarrafadas seriam, importantes, a marca não hesitou em dar início à exploração da água daquele local.
A Fastio preocupa-se em garantir a preservação e o equilíbrio do aquífero, preservando e limpando os espaços que o rodeiam e assumindo a preocupação de o gerir de forma racional. Atualmente, todas as suas garrafas, tanto plástico, como de vidro, são totalmente recicláveis e um dos objetivos para os próximos quatro anos passa por utilizar pelo menos 25% de PET reciclado.
A Água do Fastio foi reconhecida como “uma água mineral marcadamente hipossalina e muito pura”. A distinção foi atribuída pelo químico e cientista Charles Le Pierre e é agora celebrada através de uma edição especial, sob o mote “Fastio, uma água centenária 1920-2020”. Segundo a marca, o objetivo é envolver os consumidores e criar um sentido de comunidade através de uma ligação emocional.